quinta-feira, 18 de julho de 2013

APRESENTAÇÃO 2013


TRASH 2013: O FESTIVAL MAIS INSANO DO BRASIL ESTÁ DE VOLTA!

Em suas últimas edições, a TRASH – MOSTRA GOIANA DE FILMES INDEPENDENTES pautou certa discussão acerca do que seria, de fato, um filme trash. Conversa vai, conversa vem, o fato é que essa taxionomia não nos interessa. É óbvio que filmes trash têm seu espaço dentro da TRASH. Mas a mostra é bem mais que isso. 

A TRASH é o lugar de filmes insanos, transgressores, malucos, sujos, imperfeitos, violentos, bizarros, cáusticos, provocadores, instigantes, hilários, cínicos, viscerais, delirantes, radicais, dementes, improváveis, corajosos e, acima de tudo, independentes. Os 42 curtas implacavelmente selecionados estão aí para esfregar essa verdade na cara de quem quiser duvidar. 

E quem melhor para sintetizar o espírito da TRASH que o gigante José Mojica Marins? Estamos com Glauber e Sganzerla: Mojica é gênio! Aquele que já levou sua alma e encarnou no seu cadáver, completa em 2013 cinco décadas do mais puro terror tupiniquim e a TRASH jamais fugiria à responsabilidade de prestar as devidas homenagens ao agente funerário Josefel Zanatas. A Mostra 50 ANOS DE ZÉ DO CAIXÃO apresenta sete pérolas do diretor, discutidas pelo mesmo em carne, ossos e unhas, num seminário pilotado pelo maior especialista em terror no Brasil, o jornalista e pesquisador paulista Carlos Primati. 

Aproveitando a viagem, Carlos Primati oferece um pequeno panorama da criatividade infinita daquele que foi provavelmente o último lampejo de independência do nosso cinemão, a Boca do Lixo. Com a Mostra O TERROR NA BOCA DO LIXO, veremos o diálogo entre o sobrenatural e a sacanagem, entre o horror e o sexo, entre o mercado e a expressão artística. Surpresas insólitas nos aguardam. 

Singrando as águas turvas da independência cinematográfica, o capixaba Rodrigo Aragão vem à Goiânia para o lançamento de MAR NEGRO, aguardada conclusão de sua trilogia de eco-terror-tropical. Mas não para por aí. Na bagagem, ele traz também a incrível exposição MUSEU FÁBULAS NEGRAS, com várias das criaturas desenvolvidas especialmente para seus filmes. E você ainda pode aprender a fazer um zumbi pra lá de supimpa (e nojento) no workshop de maquiagens de efeitos especiais. 

Essa é a TRASH 2013. Vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário